19.6.12

'Tou colado nesta cena

 

E hoje volto a partilhar um texto ge-ni-al.

Mats Olsson, 52 anos, foi o melhor guarda-redes de andebol do mundo nos seus tempos de mocidade. Naquele tempo, Olsson era uma torre loira com o poder mágico de cobrir todos os ângulos da baliza. Nos últimos anos, este sueco foi o seleccionador de andebol de Portugal, mas não demonstrou o poder mágico necessário para alterar a ética de trabalho dos locais. De regresso a pastagens mais frias (Noruega e Suécia), Olsson fez declarações que deixam bem vincadas o choque cultural: "sinto-me frustrado por não mudar algumas mentalidades. Observei jogadores que têm talento para estar entre os 10 melhores do mundo, mas para isso precisam de trabalhar mais". E continua: "os jogadores são os principais responsáveis pelo handicap. Quando era jogador, perguntei a mim próprio se teria dado o meu máximo enquanto andebolista de alta competição. E a resposta foi sim. É esta mentalidade que falta em Portugal".
Eu não sei se este é um retrato exacto do andebol português, mas parece-me um retrato acertado da sociedade portuguesa. O desporto é um espelho fiel de um país. Há uns anos, Quique Flores, ainda no Valência, disse qualquer coisa como isto a Miguel: "podias ser o melhor lateral-direito do mundo, mas com essa vida nocturna só podes ser um dos melhores". Miguel não mudou de vida, e não foi o que podia ter sido no futebol. Para quê trabalhar a fundo quando podes viver do talento do desenrasca? Mas, neste episódio, o pior até foi a forma sorridente como o Zé Tuga, na minha rua, no meu café, encarou este episódio: "ó Miguel, és o maior, ganda maluco". Ora, este Zé Tuga é o mesmo que mantém uma relação de ódio com Ronaldo, um dos maiores profissionais que o futebol já conheceu. Para ser amado sem hesitações em Portugal, Ronaldo tinha de fazer fintas e dribles inconsequentes e, depois, não podia ser tão eficaz e germânico junto à baliza. Isso irrita o Zé Tuga, que, claro, considerará Olsson como um "racista lá do norte".



0 comentários:

Enviar um comentário